O que é transtorno do processamento auditivo?
Transtorno de processamento auditivo é a dificuldade para processar sons. Por exemplo, uma pessoa com TPA pode ouvir um som, mas não consegue entendê-lo. Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC) refere-se a um distúrbio neurológico caracterizado pelo comprometimento da compreensão da linguagem falada.
Com a terapia certa, crianças com DPA podem ter sucesso na escola e na vida. O diagnóstico precoce é importante. Se a condição não for detectada e tratada precocemente, a criança pode ter atrasos de fala e linguagem ou problemas de aprendizagem na escola.
Quais os sintomas de TPA?
Tem dificuldade em seguir as instruções
Não sabem de onde vem um som, dificuldade de localização som
Tem pouca memória para fala
Dificuldade em entender a fala em uma sala barulhenta
Parecer facilmente distraído
Achar difícil entender quem fala rápido ou sotaques desconhecidos
Muitas vezes ter que pedir que repitam (por exemplo, “hein?”, “O quê?”) Ou o entendeu mal
Interação social deficiente e má interpretação das pistas sociais
Dificuldade de leitura
Funcionando abaixo do nível cognitivo
Atraso de fala
Como é a audição de portadores de TPAC
Indivíduos com transtorno de processamento auditivo central podem ter audição normal, mas algo os impede de processar corretamente as informações auditivas.
O que causa o transtorno do processamento auditivo?
Frequentemente, a causa do DPA de uma criança não é conhecida. Estudos sugerem que traumas na cabeça , envenenamento por chumbo , e infecções de ouvido crônicas poderiam estar relacionados a TPAC. Às vezes, pode haver mais de uma causa.
Como o distúrbio do processamento auditivo é diagnosticado?
Se você acha que seu filho está tendo problemas para ouvir ou entender quando as pessoas falam, peça a um especialista em audição que examine seu filho.
O que é avaliado no teste de processamento auditivo
Os audiologistas procuram cinco áreas principais de problemas em crianças com DPA:
1. Problemas auditivos de figura-fundo
Ocorre quando uma pessoa não consegue prestar atenção se houver ruído ao fundo.
2. Problemas de memória auditiva
Ocorre quando a pessoa tem dificuldade de se lembrar de informações como instruções, listas ou materiais de estudo. Pode ser imediato (“Não consigo me lembrar agora”) e / ou atrasado (“Não consigo me lembrar quando preciso para mais tarde”).
3. Problemas de discriminação auditiva
Ocorre quando se tem dificuldade para ouvir a diferença entre palavras ou sons semelhantes (COAT / BOAT ou CH / SH). Isso pode afetar as instruções e habilidades de leitura, ortografia e escrita, entre outras.
4. Problemas de atenção auditiva
Ocorre quando não se consegue ficar focada em ouvir por tempo suficiente para completar uma tarefa (como ouvir uma palestra na escola). Crianças com CAPD geralmente têm problemas para manter a atenção, embora saúde, motivação e atitude também possam desempenhar um papel.
5. Problemas de coesão auditiva
Ocorre quando as tarefas de escuta de alto nível são difíceis. Habilidades de coesão auditiva – tirar inferências de conversas, entender enigmas ou compreender problemas de matemática verbal – precisam de níveis de processamento auditivo e de linguagem aumentados. Eles se desenvolvem melhor quando todas as outras habilidades níveis 1 a 4 acima estão intactas.
Como é feito o diagnóstico do TPAC
O transtorno do processamento auditivo central pode ser difícil de diagnosticar. Pode não haver indícios do transtorno até que a criança comece a frequentar a escola e inicie o processo de educação formal.
Os primeiros sinais do transtorno são provavelmente problemas comportamentais, como desatenção, distração fácil e dificuldade em seguir instruções em várias etapas, especialmente aquelas apresentadas verbalmente em vez de por escrito
A partir de qual idade pode-se avaliar o processamento auditivo.
A maioria dos testes para TPAC não são considerados válidos até a criança completar sete anos.
Pessoas com perda auditiva podem ter TPAC
A maioria das crianças com deficiência auditiva sofre de TPAC em algum grau. Nessa situação, é provável que a deficiência auditiva geralmente seja notada antes que haja suspeita de TPAC. A criança pode já ter um aparelho auditivo e talvez acomodações acadêmicas e tecnologia assistiva para melhorar o ambiente educacional da criança já tenham sido fornecidas.
Quando avaliar TPAC em portadores de perda auditiva
Se a perda auditiva for amplificada de forma adequada e a pessoa ainda tiver dificuldade em entender as instruções e se concentrar nas tarefas, o TPAC deve ser considerado. Devido à semelhança de comportamento entre crianças com CAPD e outros transtornos de aprendizagem, como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), a criança pode ser testada para várias condições.
Estratégias para enfrentar o TPAC
Em casa
As estratégias aplicadas em casa e na escola podem aliviar alguns dos comportamentos problemáticos associados ao APD.
Crianças com DPA costumam ter problemas para seguir as instruções, portanto, essas sugestões podem ajudar:
Reduza o ruído de fundo sempre que possível em casa e na escola.
Faça seu filho olhar para você quando você estiver falando.
Use frases simples e expressivas.
Fale em um ritmo ligeiramente mais lento e com um volume ligeiramente aumentado.
Peça a seu filho para repetir as instruções para você e continuar repetindo-as em voz alta (para você ou para si mesmo) até que as instruções sejam concluídas.
Para instruções que devem ser concluídas posteriormente, escrever notas, usar um relógio ou manter uma rotina doméstica pode ajudar. O mesmo pode acontecer com a organização geral e a programação.
Pode ser frustrante para crianças com APD quando elas estão em um ambiente barulhento e precisam ouvir. Ensine seu filho a perceber ambientes barulhentos e ir para lugares mais silenciosos quando ouvir for necessário.
Outras dicas que podem ajudar:
Dê ao seu filho um local de estudo tranquilo (não a mesa da cozinha).
Mantenha um estilo de vida pacífico e organizado.
Incentive bons hábitos alimentares e de sono.
Atribua tarefas regulares e realistas, incluindo manter uma sala e uma mesa arrumadas.
Aumente a auto-estima de seu filho.
Na escola
É importante que as pessoas que cuidam do seu filho conheçam o APD. Conte aos professores e outros funcionários da escola sobre o APD e como ele pode afetar o aprendizado. Crianças com APD normalmente não são colocadas em programas de educação especial, mas você pode descobrir que seu filho é elegível para um plano 504 através do distrito escolar que definiria quaisquer necessidades especiais para a sala de aula.
Fique em contato com os funcionários da escola sobre o progresso de seu filho. Uma das coisas mais importantes que pais e professores podem fazer é reconhecer que o APD é real. Seus sintomas e comportamentos não são algo que uma criança possa controlar. O que a criança pode controlar é reconhecer os problemas associados ao TPA e usar as estratégias recomendadas em casa e na escola.
Uma atitude positiva e realista e uma auto-estima saudável em uma criança com DPA podem fazer maravilhas. E as crianças com APD podem ter tanto sucesso quanto seus colegas de classe. As estratégias e técnicas de enfrentamento aprendidas em terapia da fala podem ajudá-los a ir longe.